Dermatologia Capilar

Tratamento para Calvície Feminina

As mulheres são bastante afetadas pela queda de cabelo, que é comum e existem tratamentos. A calvície feminina pode surgir em qualquer fase da vida, sendo mais comum após os 40 anos de idade próximo à menopausa. Normalmente perder entre 50 e 100 fios de cabelo por dia é considerado normal, pois a renovação dos fios é contínua ao longo da vida.

Mas quando se nota uma diminuição do volume maior de fios, e uma certo afinamento dos fios, é necessário procurar um dermatologista, pois você pode estar sofrendo deste problema.

Leia até o final e fique sabendo mais sobre os tratamentos e as causas da Calvície Feminina.

O que provoca a calvície feminina?

O nome científico da calvície feminina é alopecia androgenética, e acontece pela interação dos hormônios masculinos, também presente na mulher, com a herança genética. O problema pode surgir em qualquer fase da vida de forma progressiva, podendo ser a partir da puberdade.

Fatores nutricionais

Também deve ser levado em consideração os fatores nutricionais, como deficiência de nutrientes que causam o enfraquecimento dos fios. A anemia, que consiste na diminuição de ferro no organismo e a carência de vitaminas e sais minerais, é uma das patologias que podem causar a calvície feminina.

Fatores emocionais
Problemas psicológicos também podem interferir em alterações no organismo. Aumento de suor, variações de apetite ou nível de energia é capaz de desenvolver a calvície feminina. O estresse e a depressão também podem ser causas da queda de cabelo.

Outras manifestações orgânicas, que envolvem o funcionamento geral do corpo, podem causar ou contribuir com a calvície. Exemplo disso, é a interrupção de medicamentos ou alimentação inadequada.

Herança genética

O nome científico da calvície feminina é alopecia androgenética, e acontece pela interação dos hormônios masculinos, também presente na mulher, com a herança genética. O problema pode surgir em qualquer fase da vida de forma progressiva, podendo ser a partir da puberdade. No entanto, o mais comum é durante a menopausa, após os 40 anos.

 

 O que é?

O nome científico da calvície feminina é alopecia androgenética, e acontece pela interação dos hormônios masculinos, também presente na mulher, com a herança genética. O problema pode surgir em qualquer fase da vida de forma progressiva, podendo ser a partir da puberdade.

Como começa a calvície feminina?

A calvície feminina é caracterizada pelo afinamento difuso dos cabelos, geralmente mais evidente na região da “coroa” da cabeça. A mulher acometida queixa da diminuição do volume dos cabelos e do afinamento dos fios, passando a enxergar o couro cabeludo mais facilmente.

 

Qual o tratamento para calvície feminina?

Para a dermatologista, o maior segredo para um tratamento de calvície de sucesso é não perder tempo. Existem métodos de cura eficazes, e quanto antes forem iniciados, maior a possibilidade de êxito.
Dentre as modalidades de tratamento estão o clínico e o cirúrgico. A maioria das mulheres responde bem aos tratamentos com medicamentos, que em casos mais avançados podem durar alguns meses, para que os efeitos possam ser observados. Caso não haja melhora, é hora de pensar em procedimentos cirúrgicos, como o transplante capilar.

Conheça alguns tratamentos e procedimentos que podem ser utilizados contra a alopecia androgenética feminina.

  • Uso de medicamentos
  • Luzes de baixa intensidade
  • Laserterapia
  • Microagulhamento
  • Intradermoterapia capilar
  • Tricoscopia
  • Transplante capilar
 

A calvície feminina é caracterizada pelo afinamento difuso dos cabelos, geralmente mais evidente na região da “coroa” da cabeça. A mulher acometida queixa da diminuição do volume dos cabelos e do afinamento dos fios, passando a enxergar o couro cabeludo mais facilmente.

“Queda de cabelo na mulher” é quando uma mulher experimenta uma perda inesperada e significativa de cabelo. Normalmente, os humanos perdem entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. A perda de cabelo é parte de um equilíbrio natural – alguns cabelos caem enquanto outros são resolvidos.

A queda de cabelo em mulheres pode ocorrer devido à redução na produção dos hormônios estrogênio e progesterona durante a menopausa. Essas mudanças também podem levar a sintomas como irregularidade no ciclo menstrual, pele seca e outros.

Existem vários tipos de perda de cabelo, incluindo alopecia androgenética, que é uma calvície hereditária que pode afetar homens e mulheres, e alopecia areata, uma doença autoimune que resulta na perda de cabelo da cabeça e do corpo.

 

Tratamento para Calvície Masculina

A calvície de padrão masculino, também conhecida como alopecia androgênica, é o tipo mais comum de perda de cabelo. Ela é caracterizada por uma linha de cabelo recuada e afinamento progressivo na coroa. Em alguns casos, o cabelo pode parar de crescer completamente e cair.

As principais causas da calvície de padrão masculino estão relacionadas a fatores internos do corpo, como herança genética e produção exagerada de hormônios masculinos, nesse caso a testosterona. Existem muitas causas principais para a queda de cabelo masculino:

A causa mais comum é a genética, o que significa que você herda genes de seus pais que aumentam a probabilidade de você ficar careca em comparação com aqueles que não os têm. É por isso que a calvície masculina tende a ocorrer em famílias.

Desequilíbrios hormonais também podem causar queda de cabelo em algumas pessoas com níveis hormonais normais, mas com sensibilidade anormal aos hormônios (como as pessoas com diabetes). Além disso, o uso de certos medicamentos pode causar ou piorar esse tipo de calvície se eles interferirem na forma como o corpo absorve os nutrientes e os utiliza para fortalecer os folículos capilares (os sacos pequenos onde cada fio cresce).

Se estiver sofrendo de queda de cabelo e quiser saber mais sobre como lidar com ela, leia até o final.

O que provoca a calvície Masculina?

A queda de cabelo é um problema comum entre os homens, mas nem sempre é fácil encontrar o tratamento adequado.

As causas da queda de cabelo masculino são muitas, abaixo cito algumas:

Alopecia androgenética – é causada por razões genéticas e também pela presença de hormônios masculinos, como a testosterona.

Alopecia Areata – doença inflamatória que ataca a raiz do fio de cabelo e provoca a queda, geralmente concentrada em determinadas regiões.

Eflúvio Telógeno – Queda de cabelo anormal, observada diariamente. Pode ser causado por vários fatores: doenças, dieta radical, grande estresse, desnutrição ou baixa de vitamina D e ferro, entre outros problemas.

Eflúvio anágeno – queda repentina de cabelos, causada por agressões de agentes internos ou externos ao folículo piloso. É intenso e ocorre em um curto período de tempo, olhando muito o volume do cabelo. É muito comum em pacientes que fazem quimioterapia, mas pode ocorrer em outros casos

 

O que piora a calvície?

A calvície de padrão masculino é uma forma de perda de cabelo que afeta tanto homens quanto mulheres. É o tipo mais comum de perda de cabelo em homens e um dos tipos mais comuns em mulheres. A calvície de padrão masculino é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo idade, hormônios e etnia. 

Em geral, a calvície masculina é herdada do lado paterno da família, pois é causada por uma sensibilidade genética à DHT (diidrotestosterona), que causa a miniaturização dos folículos capilares no couro cabeludo.

O processo de miniaturização começa com os cabelos vellus (os cabelos finos “penugem de pêssego” em sua cabeça) envolvendo-se em cabelos terminais mais grossos (os fios grossos que protegem em sua cabeça). Os terminais de cabelos começam então a se afinar e, por fim, desaparecem completamente quando caem.

Outros fatores que podem contribuir para a calvície de padrão masculino incluem:

Anemia, dermatite seborreica (inflamação da pele e fungos no couro cabeludo que aumentam com a oleosidade), problemas intestinais, micose (infecção por fungos), problemas de tireoide, sífilis, doença renal crônica e condições como o estresse também causam queda de cabelo e calvície.

Desequilíbrio hormonal: A testosterona desempenha um papel importante no crescimento do cabelo. Quando há baixos níveis de testosterona no corpo, isso pode levar à calvície de padrão masculino.

Predisposição genética: Se seu pai ou avô era calvo quando jovem, é muito provável que você também perca cabelo cedo devido aos genes da família que causam a calvície de padrão masculino.

Dieta: alguns alimentos contêm nutrientes que promovem o crescimento saudável do cabelo, enquanto outros podem fazer com que seu cabelo caia mais rápido do que o normal.

Por exemplo, alimentos como cenoura, couve, couve-flor e espinafre contêm vitamina A, que ajuda a evitar a queda de cabelo, enquanto alimentos como gema de ovo podem aumentar a queda devido ao seu alto teor de colesterol

 

Qual o tratamento mais eficaz para calvície masculina? 

A boa noticia é que os tratamentos atuais para queda de cabelo são variados e oferecem a possibilidade de para a queda de cabelo e recuperar os de cabelos em muitos casos. Tratamento Dermatológico, com a utilização de Finasterida, Minoxidil entre outros medicamentos,para estimular os folículos capilares e aumentar seu tamanho. Esse tratamento é feito em casa, com prescrição e acompanhamento do médico Dermatologista.

 

Mesoterapia Capilar: 

A Mesoterapia Capilar é um tratamento médico, desenvolvido para obter o crescimento permanente dos cabelos e evitar e tratar a calvície masculina e feminina. É um protocolo de tratamento do couro cabeludo que tem como objetivo restaurar a saúde dos cabelos, promovendo o crescimento e o fortalecimento dos fios.

A ideia é aumentar o crescimento do cabelo e corrigir objetivamente os defeitos e as deficiências do bulbo.
Por meio dessa técnica, podemos normalizar o ciclo de crescimento do cabelo, fortalecer as células e promover o desenvolvimento de novos fios.

O tratamento inicia com a aplicação da medicação em áreas do couro cabeludo que estimulam os folículos capilares e promovem sua reativação, estimulando e fortalecendo o crescimento do cabelo por meio de um suporte nutricional completo do couro cabeludo, eliminando as suas deficiências.

É importante ressaltar que nem sempre a queda de cabelo leva necessariamente à calvície, mas essa é uma condição que pode ter soluções como as satisfatórias aqui e, em casos mais graves e complexos, não faltam transplantes, implantes e soluções estéticas do mundo capilar!

Além dessas terapias, há outras opções muito eficazes, como a terapia a laser ou a cirurgia, mas elas têm um custo alto.

 

É possível tratar a calvície masculina?

Há várias maneiras de tratar a calvície masculina. A primeira etapa é tentar retardar a progressão da perda de cabelo usando medicamentos, como minoxidil ou finasterida, que podem ajudar a evitar mais perda de cabelo e até mesmo fazer crescer novamente alguns fios. Isso é especialmente eficaz para homens mais jovens que estão sofrendo formas mais leves de calvície.

Além da medicação, também é importante investir em outros cuidados que ajudam a prevenir e tratar a calvície, como evitar a oleosidade e dermatite seborreica (caspa) no couro cabeludo e buscar o consumo adequado de nutrientes importantes para a saúde dos cabelos, como biotina, selênio, zinco e ferro.

 

Qual é a idade que começa a Calvície?

Algumas pessoas podem perder o cabelo em uma idade precoce e outras em uma idade mais avançada, abaixo descrevo algumas das mais comuns. Os primeiros sinais de calvície em homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre as idades de 17 e 23 anos. Dezessete anos é uma idade realmente perigosa. O cabelo não cai de uma só vez, mas a queda é contínua, persistente e irreversível, pois é determinado pelos genes que a pessoa herdou do pai e/ou da mãe.

O segundo estágio da calvície masculina geralmente ocorre entre os 30 e 40 anos de idade. Nesse momento, ela se torna mais perceptível porque a perda de cabelo é mais extensa e afeta mais áreas do couro cabeludo. Ela também se torna mais evidente na testa.

O estágio final da calvície masculina ocorre entre os 45 e 50 anos de idade, quando a maioria dos homens perde todo o cabelo ou tem apenas alguns fios visíveis na cabeça.

 

 

Em que idade a calvície estabiliza?

A calvície se estabiliza por volta dos 35 a 40 anos de idade. Após essa idade, o crescimento dos cabelos diminui, mas não desaparece completamente. A partir dos 50 anos, mais ou menos, o cabelo começa a se afinar, não por causa da calvície em si, mas por causa do envelhecimento.

 

Queda de cabelo

A queda excessiva de cabelo mexe com a autoestima de muitas pessoas e pode ocorrer por vários motivos, como distúrbios hormonais, uso de alguns medicamentos, desnutrição, anemia ou estresse. Esse problema tem se tornando frequente em pessoas de todas as idades. Normalmente perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo diariamente, pois eles possuem um ciclo de crescimento, desenvolvimento e queda, como se fosse um ciclo de vida.

É bom lembrar que um diagnóstico preciso só pode ser feito por seu médico Dermatologista. Leia o artigo abaixo para saber mais sobre esse assunto!

 

Quando o cabelo está caindo muito o que pode ser?

Esse é um problema comum que ocorre com muitas pessoas. Na maioria dos casos, a queda de cabelo é temporária e dura alguns meses. Já a queda excessiva de cabelo pode ocorrer por vários motivos, como distúrbios hormonais, uso de alguns medicamentos, desnutrição, anemia ou estresse, e também após cirurgias. 

Mulheres: eflúvio telógeno, queda de cabelo causada por algum estímulo que enfraquece o corpo, como parto, amamentação, cirurgia ou dieta restritiva

 Homens: o tipo mais comum de queda de cabelo é a alopecia androgênica (AGA), que, se não for tratada, leva à calvície.

 

O que fazer para parar de cair cabelo?

Alguns cuidados são muito importantes e contribuem para evitar a queda de cabelo: 

 Beber água –   25% da haste capilar contém água, manter se hidratado e ter um cabelo mais saudável. 

 Reduza o Estresse – Ele produz o Hormônio chamado de cortisol, que prejudica a absorção de vitaminas, proteínas e mineiras. 

 Cuidados com a alimentação – Dietas e má alimentação geram ingestão insuficiente de vitaminas, minerais e proteínas, que são  necessários para manter o cabelo saudável

 Limpeza Capilar  – Lavar o cabelo é fundamental para evitar a Oleosidade, que em excesso podem causar dermatite seborreica ou caspa. 

 Evite banho muito quente –  A água quente rouba a cor e ativa as glândulas produtoras de oleosidade, danificando os fios. 

 Suspenda as Químicas – A perda de cabelo pode ter relação com procedimentos químicos no cabelo, como progressivas, cauterização, tinturas e entre outros. 

 Evitar Fumar – Pois ele diminui a quantidade de sangue que flui para o couro cabeludo. 

 Shampoo Antiqueda –  Eles possuem substâncias antioxidantes, que ajudam a reduzir o envelhecimento celular. Além disso, contém substâncias que aumentam o metabolismo do couro cabeludo, acelerando o crescimento dos cabelos.

 

Qual é a vitamina para queda de cabelo? 

 Vitamina A – Auxilia no crescimento capilar 

 Vitaminas do Complexo B – A biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico, que compõem o chamado complexo B ajudam a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda capilar. 

 Vitamina C – Produção de colágeno, hidratar e fortalecer o fios 

 Vitamina D –  Funções Antioxidantes e Anti-Inflamatórias..

 Vitamina E  –  Potente Antioxidante protegendo as Celúlas

 Selênio – Antioxidante combate o envelhecimento 

 

Quando a queda de cabelo é preocupante? 

Quando ocorre o afinamento do cabelo, ou seja, quando o couro cabeludo começa a ficar visível, e também quando a perda de cabelo é tão intensa que podemos ver cabelos em nosso travesseiro pela manhã, esses são considerados sinais que devem ser investigados

  

Tratamentos para a Queda de Cabelo: 

A boa notícia para quem sofre com a perda de cabelo é que há inúmeras opções de tratamento. É necessário consultar um dermatologista, que investigará as características e as prováveis causas do problema. 

 Tratamento Clínico: 

Medicamentos orais ou Tópicos podem ser prescritos para eliminar o DHT ou diminuir a “miniaturização do folículo piloso” que ocorre devido ao DHT, enquanto os produtos fornecidos podem ser usados para proteger o cabelo que você ainda tem e estimular o crescimento do cabelo em áreas não aprovadas pelo DHT.

  

Mesoterapia Capilar

 A Mesoterapia Capilar é um tratamento médico, desenvolvido para obter o crescimento permanente dos cabelos e evitar e tratar a calvície masculina e feminina.

É um protocolo de tratamento do couro cabeludo que tem como objetivo restaurar a saúde dos cabelos, promovendo o crescimento e o fortalecimento dos fios.

A ideia é aumentar o crescimento do cabelo e corrigir objetivamente os defeitos e as deficiências do bulbo.

Por meio dessa técnica, podemos normalizar o ciclo de crescimento do cabelo, fortalecer as células e promover o desenvolvimento de novos fios.

O tratamento inicia com a aplicação da medicação em áreas do couro cabeludo que estimulam os folículos capilares e promovem sua reativação, estimulando e fortalecendo o crescimento do cabelo por meio de um suporte nutricional completo do couro cabeludo, eliminando as suas  deficiências.